terça-feira, 19 de julho de 2011

Amelinha





“Vá jandaiazinha, abra as asas, alce voo, voe bem alto e cante tudo por aí
afora, porque você canta lindo. E já que eu estou dando bandeira, se a estrela
da manhã cantasse, aquela que o poeta reservou só para si, num poema tão
casto, seria como você, com este timbre puro e cristalino de menina fazendo
roda, que quando canta, enternece a alma da gente e refrigera o ar em torno”
Vinicíus de Moraes

Nota: Este carinhoso vaticínio foi dirigido pelo "poetinha" Vinícius de Moraes
à cantora e compositora cearense Amelinha, no verão de 1975, na praia de
Itapuã, em Salvador/BA.

[ Fonte: altocritica.blogspot.com ]



Nome completo: Amélia  Cláudia Garcia Colares
Nome artístico: Amelinha
Data de nascimento: 21/07/1950
Local: Fortaleza/CE
Gêneros: MPB Nordeste / Pessoal do Ceará


BIOGRAFIA

Iniciou a carreira artística na década de 1970 ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo, o grupo ficou conhecido no meio artístico como o pessoal do Ceará. Partiu de sua terra natal, no ano de 1970, para cursar Comunicação na cidade de São Paulo. 

Cantando inicialmente como amadora, Amelinha participou de shows do cantor e compositor cearense Fagner, de quem é amiga.

A partir do ano de 1974, inicia sua carreira profissional na música, se apresentando em programas televisivos. Em 1975, viaja para Punta del Este, no Uruguai, na companhia de Vinícius de Morais e Toquinho.
Dois anos depois, Amelinha lança o disco "Flor da Paisagem", sob produção de Fagner, e foi apontada como cantora revelação da MPB. Em 1979, ganha o disco de ouro com o lançamento do LP "Frevo Mulher". 

Mas foi em 1980 que Amelinha foi consagrada como grande intérprete da música popular brasileira, com a canção "Foi Deus que fez você", composta por Luiz Ramalho, no festival MPB 80, da Rede Globo. A canção foi classificada em 2º lugar, e vendeu mais de um milhão de discos compactos, alcançando o 1º lugar nas paradas das rádios FM e AM.

Em 1980 ganhou o 2° prêmio do Festival da Rede Globo (MPB-80) com a música "Foi Deus que fez você". Consagrou-se em 1982 cantando o tema "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor". Nessa época já possuia diversas gravações e alguns discos produzidos por Zé Ramalho.

Em 1982, interpreta a canção tema da minissérie "Lampião e Maria Bonita", exibida na Rede Globo, intitulada "Mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor", e o disco homônimo ficou entre os 50 mais vendidos do ano de 1982.

Foi casada com o cantor e compositor Zé Ramalho.




Discografia

1977 — Flor da Paisagem
1978 — Frevo Mulher
1980 — Porta Secreta
1982 — Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir dor
1983 — Romance da Lua, Lua
1984 — Água e Luz
1985 — Caminho do Sol
1987 — Amelinha
1994 — Só Forró
1996 -   Frutamadura
1998 — Amelinha
2001 — Vento, Forró e Folia
2002 — Ednardo - Amelinha - Belchior / Pessoal do Ceará

Curiosidades

"Romance da lua, lua" é uma tradução de um poema de Garcia Lorca em Romanceiro Cigano (no original em espanhol, Romancero Gitano).

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]




CURIOSIDADES

*Xotes, baiões, forrós peneirados, galopes e arrasta-pés são os ritmos que Amelinha vem promovendo nos seus shows de forró. Em 1993 lançou o CD “Só Forró”, pela Polygram, homenageando seu compadre João do Vale com as músicas “Pisa na Fulô”, “O Cheiro da Carolina” e “Peba na Pimenta”, como também ao mestre Luiz Gonzaga, com a música “A Vida do Viajante”.

*Nem é à toa que pra escrever a epopéia feminina brasileira, dois poetas populares, Zé Ramalho e Otacílio Batista, compuseram num só fôlego “Mulher nova, bonita e carinhosa”. Ressalte-se que esta canção épica brasileira, à luz também dos maiores poemas épicos universais, recebeu a melhor interpretação noutra mulher cantora, Amelinha, quem tão bem comunica por meio desses versos a maior síntese duma gigantesca civilização brasileira e ocidental.

*Atualmente desenvolve seu trabalho dedicando-se a shows e a registros musicais em projetos especiais, fiel à sua história e à qualidade que sempre imprimiu ao seu trabalho.

[ Fonte: altocritica.blogspot.com ]


[ Editado por Pedro Jorge ]


Um comentário:

  1. Gostei muito, estou fazendo também um blog para Amelinha, este é o endereço.
    http://altocritica.blogspot.com/
    Eduardo Cesar

    ResponderExcluir