quinta-feira, 21 de julho de 2011

Chiko Queiroga & Antônio Rogério


"Artistas que firmam os pés no próprio chão ao mesmo tempo em que entregam sua música a outros ventos. Bonito o trabalho de Chiko Queiroga e Antônio Rogério, que também buscam, em outras paragens, elementos para o seu trabalho"
Aglacy Mary
[ Fonte: www.amigovane.com ]


Chiko Queiroga e Antonio Rogério são profissionais ativos como compositores e intérpretes de Aracaju/SE para o Brasil e para o mundo por mais de 20 anos.Ambos foram profissionalmente graduados em violão e canto pelo conservatóriode música de Sergipe/Brasil.

Após vários anos cada um com a sua carreira solo, eles se juntaram em 1998 e formaram uma dupla de muito sucesso. participaram do troféu Caymmi / Salvador (BA) (melhor interprete em 1992); Projeto Pinxiguinha (AJU-SE 1988) junto com Jerry Adriane; Pinxigão (1989) (Sul do país) junto com Biafra;Pixinguinha-2004 (sudeste,centro-oeste e norte do Brasil) e Festival Festa da música brasileira (RJ). Em julho de 2005 foram convidados para integrar a caravana 8 do projeto Pixinguinha em homenagem ao ano do Brasil na França no espaço Brasil/França no “correau du temple” –Paris ao lado de Nelson sargento,Áurea Martins e Arismar do Espírito santo.

A partir de 1998, a dupla lançou sete álbuns de cds: "Chiko Queiroga e Antonio Rogério ao vivo" (1998); "Folia de São João"(2001); "Canta-SE" (2003) cordas vocais(2004),C’lareou vol.l e vol.ll, ”Chiko Queiroga e Antonio Rogério dez anos” e mais recente com o fomento da Funarte e Ministério da Cultura intitulado “ Acompanhando o Sol”.

Entre 1999 e 2009, foram aos Estados Unidos por oito vezes representar Sergipe e o Brasil no maior fetival de jazz do mundo (New Orleans Jazz Festival – Louisiana-USA) ao lado de Paul Simon, B.B. King, All Jeraul, Jaymes Teylor e Sting. Entre outros. Participaram também de outros festivais como French Quarte festival(USA) ,Alabama fest (USA), Fest for all – baton rouge - USA e River fest – Alexandria - USA.


Em junho de 2004 foram participar do IGA Jazz Fest - Festival de Jazz do Instituto Guatemalteco Americano (Guatemala – América Central) junto com a harpista americana Patrice Fisher. Em 2006 e 2007 fizeram uma turnê pela Guatemala, Honduras, USA e Brasil no projeto musica das três Américas ao lado da harpista americana Patrice Fisher, percussionista Lennin Fernandes e o violinista hondurenho Agel Rios.


A trajetória musical de Chiko Queiroga e Antonio Rogério vem sendo construída com muita garra. E a consagração de seus trabalhos data desde os idos de 1984. Juntos detêm um grande potencial artístico. Eles tocam,interpretam e compõe belíssimas canções nos seus mais variados gêneros,caracterizando um estilo próprio, versátil e sutil dentro do que há demelhor na boa música popular brasileira.

Com vasta experiência, Chiko e Rogério, personalizaram a música e a arte sergipana/BRASILEIRA criaram um perfil altamente enraizado nas tradições nordestinas, mas sobretudo, dentro de um contexto universal.

[ Fonte: Site - www.letras.com.br ]




Antônio Rogério e Chiko Queiroga fazem homenagem à Laranjeiras/SE

A dupla sergipana Antônio Rogério e Chiko Queiroga abriu as apresentações do palco principal do XXXVI Encontro Cultural de Laranjeiras. Os músicos realizaram um show que homenageou Sergipe, mas principalmente, prestou uma emocionante homenagem ao município de Laranjeiras, considerado pelos artistas como berço da cultura sergipana.

A composição que leva o nome da cidade foi apresentada ao público com a participação especial de um integrante do grupo folclórico São Gonçalo do Amarante, além de complementarem as homenagens à Laranjeiras com a apresentação de músicas do Samba de Parea, interpretadas pela dupla.

“Laranjeiras é uma cidade que nos inspira, a sua arquitetura, sua riqueza e diversidade cultural nos inspiraram a fazer essa canção que estreamos hoje no local que nos forneceu os versos. Nós sempre ficamos felizes ao sermos convidados para tocar aqui, especialmente no Encontro Cultural, que é um evento maravilhoso e de extrema importância para a cultura sergipana”, comentou o músico Antônio Rogério.

Além da homenagem prestada à cidade de Laranjeiras, os músicos, que já têm mais de dez anos de parceria, embalaram o público com as suas conhecidas canções, como Serpente, Fim de primavera, e Crepúsculo, e canções do novo repertório lançado no início do último ano.
Fonte: www.infonet.com.br

[ Fonte: www.amigovane.com, 08/01/2011 ]


Programa Sr. Brasil

Convidado: Chiko Queiroga e Antonio Rogério
Exibido em: 28/10/2008
Músicas: O VIÚVO (D. P. – Adaptação: Chiko Queiroga e Antonio Rogério)
e GÍRIA DO NORTE (Onildo Almeida e Jacinto Silva)
Músico: Beto Vasconcelos (baixolão)

CONTATOS
E-mail: antoniorogeriosantos@hotmail.com
Website: www.netlinks.com.br/chikoerogerio
Telefone: (79) 3043-2481

[ Fonte: tvcultura.cmais.com.br ]


[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário